Percebi que tem um pessoal com dificuldades com a configuração do FTP do Web Acappella Responsivo.

Este tutorial simples deve tirar as dúvidas de quem ainda tem esta dificuldade, pois se trata de uma configuração básica que precisamos para publicar o site usando um só clique.

CONFIGURANDO O FTP DO WEB ACAPPELLA

Ao inciar o projeto, temos uma tela com diversas opções, então escolheremos a opção: ‘Publication Settings’. Então outra tela irá aparecer.

Agora iremos começar com os dados de FTP que você conseguirá com seu servidor de hospedagem. Você recebe estas informações, no ato da contratação da hospedagem, se não tem, basta pedir que eles te fornecem.

DADOS DE ACESSO

  • Server – Trata-se do domínio principal da hospedagem ou IP daquele servidor, em algumas ocasiões trata-se de um domínio que eles te fornecesse.
  • Username – O nome de usuário da sua conta de FTP, com certeza te fornecerão com precisão esta informação.
  • Password – A senha da sua conta de FTP.
  • Remote FTP folder –  Aí que dá alguns problemas na hora da configuração, você deve fornecer o caminho físico para onde os arquivos do site serão copiados. Geralmente é: /public_html/ | /www/ ou algo do tipo.  Se tiver alguma dúvida, faça conexão na sua hospedagem usando o FileZilla e veja o caminho remoto ao se conectar. Copie e cole no campo correspondente no Web Acappella
  • Public WebSite Adsress – Aqui você coloca a URL do site, por que é onde o Web Acappella fará a conexão.

Veja abaixo o exemplo. Mas no caso, configurei para publicar em subpastas, por isto a opção do caminho remoto tem todas estas pastas.

No meu caso, o meu domínio principal é wamanager.com.br e ao adicionar como domínio de complemento o webacappellafull.com, optei por não utilizar a pasta /public_html/. Criei a pasta /webacappellafull/ no diretório raiz da hospedagem.

Se você não utiliza um domínio complementar, a sua hospedagem irá fornecer uma pasta para publicação dentro do diretório raiz para este domínio principal, que como exemplifiquei acima, pode vir como /public_html/ ou /www/, mas pode variar de acordo com a hospedagem.

TESTANDO A CONEXÃO

Depois de inserir todos os dados, o jeito de verificar se estão corretos, é fazendo o tente na conexão com o servidor FTP.

Clique no botão ‘Conection Test’ que fica na parte superior da tela. Ele fará todos os testes enviando um arquivo para o seu servidor e te retornará um resultado. Caso tenha sucesso, aparecerá assim para você:

 

Se estiver tudo ok com o teste, você poderá publicar o site sem problemas.

ADICIONANDO AOS FAVORITOS

Para te poupar tempo, é possível adicionar esta conexão aos favoritos, para que você possa utilizar em um outro projeto, fazendo apenas as alterações necessárias para publicar em outro local.

Para isto, clique no botão ‘Add to favorites’ que também fica na parte superior da tela.

PUBLICAR MANUALMENTE

Em ‘Meus documentos’ tem uma pasta chamada: ‘WebAcappella_RC Synchro’. Dentro dela estão os previews dos projetos. Escolha um projeto, e siga o caminho: \$synchro\web\html
 
Estes arquivos irão servir para serem publicados manualmente.
 
Lembre de salvar o projeto e gerar uma pré-visualização toda vez que alterar alguma coisa no site que está sendo editado.

Considerações

Bom, é um processo muito simples, mas muitos acabam tendo dificuldades ao definir o caminho remoto da pasta de transferência dos arquivos.

Se você adiciona a URL correta, juntamente com os dados de conexão corretos, não tem como dar errado. Procure estas informações junto ao seu provedor de hospedagem e tudo ficará bem esclarecido.

Qualquer dúvida pode postar nos comentários que farei o possível para responder.