1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Google+ 0 Email -- LinkedIn 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 1 Flares ×

Dentre os vários recursos que o Web Acappella oferece, o módulo e-commerce é um dos mais completos e é o que mais evoluiu com o passar dos tempos. Este módulo contém muitas configurações que permitem a venda de produtos na internet, como pagamento, entrega e controle de estoque.

Mas será vantagem usá-lo para vender produtos na internet, assim como várias outras ferramentas? Irei apresentar alguns argumentos que acredito eu, serão suficientes para chegar à uma resposta conclusiva.

Outras ferramentas de E-commerce

 No mercado da internet, podemos encontrar dezenas de opções de ferramentas para a venda de produtos na internet, alguns gratuitos, outros pagos, alguns fáceis de editar, outros um tanto complicados. Estas formas de criar um site de loja virtual, normalmente exigem um certo nível de conhecimento, estes conhecimentos são utilizados desde a instalação até as configurações de pagamento, entrega e até na inserção de produtos. Podemos citar alguns sistemas que são utilizados para manter uma loja na internet:

  • Magento
  • Open Cart
  • OS E-commerce
  • Prestashop
  • ShopFy

 Entre outros, estes sistemas em si são gratuito, mas a maioria de suas funções são dadas em módulos, e quase todos são pagos, módulos de pagamento, de entrega, sliders, entre outros. Suas vantagens são a gama de configurações que eles apresentam que facilitam nos recursos da loja, são tantas opções de configurações que as vezes até nos perdemos em meio a elas, além de inúmeras possibilidade de extensões.

Em contrapartida exigem do seu administrador conhecimentos mais avançados para o caso de algo dar errado, algum módulo deixar de funcionar por conta de alguma configuração ou extensão, também exigem configurações de servidor pouco convencionais o que encarece o serviço de hospedagem. Outra coisa, que para usuários inexperientes acaba sendo uma desvantagem é o Layout e elementos visuais da loja, que é difícil a adaptação até para quem domina as linguagens de programação, pois cada sistema trabalha com seus códigos de forma diferente, o que nos leva a certamente comprar um tema adequado para a loja que queremos, e corremos o risco de aparecer no mercado, uma loja igual, mas isso não diminui a dificuldade de alterarmos este tema da forma que queremos, de qualquer forma são bons sistemas para lojas virtuais.

Loja Virtual com Web Acappella

Este recurso no Web Acappella, apesar de ser limitado na opções de configurações, nos fornece uma boa ferramenta para lojas pequenas que possuem poucos produtos e exigem menos de hospedagem e manutenção.

As configurações são simples, a forma de inserir novos produtos mais ainda. Podemos atribuir uma vantagem na loja diretamente no programa em si, Se trata da facilidade de edição de layout e elementos visuais, os site fica exatamente como você quer com o arrastar de algumas coisas como imagens por exemplo.

O módulo e-commerce do Web Acappella já vem com formas de pagamento instaladas, bastando apenas poucas configurações para que funcione, você pode receber de seus clientes através de cartões de crédito pelo pay pal e agora mais recentemente também pelo Pagseguro, que compõe a mais esperada novidade, o módulo de pagamento brasileiro que permite o recebimento em cartão de crédito e até mesmo oferecer parcelamentos aos seus cliente, apenas configurando duas linhas do módulo e-commerce do Web Acappella .

Este módulo, conta também com o gerenciamento de estoque que permite a você ter o controle da quantidade de produtos que você irá disponibilizar.

Por outro lado, esta ferramenta do programa não possui um cadastramento de seus clientes  o que irá, de certa forma, lesar o controle sobre as vendas, como rastreamento de pedido, até mesmo o andamento do mesmo, é uma comodidade que seu cliente irá perder, isso também traz uma vantagem por assim dizer por que não há necessidade de preocupação com a segurança com os dados de seus clientes, pois eles são passados diretamente ao site que irá intermediar a venda (pagseguro ou Paypal) e estes sites com avisam os seus clientes sobre o andamento da compra, se o pagamento foi ou não aprovado.

Como eu já disse, o módulo e-commerce do Web Acappella é limitado em muitas funções, como a parte de cliente que eu citei a cima e também de certa forma no gerenciamento dos produtos e relatórios de vendas, os outros sistemas de gerenciamento de loja virtual, contam com um relatório periódico de vendas, faturamento e taxação de impostos, o que não vemos no Web Acappella, e isso é ideal para lojas de médio e grande porte que possuem um alto número de vendas mensais.

Outra função pouco eficiente no módulo do programa é a taxa de entrega, por não funcionar igualmente como estamos acostumados, pelos meios que dispomos que é a agencia dos correios, acaba sendo pouco vantajoso, mas ainda assim há essas configurações que calculam esta taxa de entrega por dimensões e peso dos produtos, que são os caçulos usados pelos correios, só que no Web Acappella esses valores não são alcançados com precisão, mas podemos contornar esta situação dependendo do tipo de produto que será vendido, assim podemos taxar a entrega com um valor fixo de frete.

O Web Acappella não é uma ferramenta totalmente completa para este tipo de trabalhos, isso sugere que não seja aceitável usá-lo como uma loja virtual, mas diante de muitas vantagens em diria que é sim uma vantagem, sendo relativamente ligada à necessidade de seus negócios, eu recomendaria o uso das ferramentas do Web Acappella para a criação de lojas de pequeno porte  e que exigem uma atenção menor, acredito ser a melhor opção para isso, pois as opções de configurações deste módulo atendem perfeitamente este tipo de serviço.

E você o que acha do módulo e-commerce do Web Acappella?