O MELHOR DO
WEB ACAPPELLA

JUNTE-SE À MAIS DE 4 MIL LEITORES E
RECEBA GRÁTIS NOVIDADES DO WEB
ACAPPELLA FULL. FATURE TAMBÉM, 8
TEMPLATES GRATUITAMENTE AO ASSINAR!

Fique tranquilo, repeitamos a sua privacidades. Não compartilhamos os emails e nem praticamamos spam.

É vantagem vender com o módulo e-commerce do Web Acappella?

Por Rafael Marques   /     out 24, 2012  /     Tutorias  /  

Dentre os vários recursos que o Web Acappella oferece, o módulo e-commerce é um dos mais completos e é o que mais evoluiu com o passar dos tempos. Este módulo contém muitas configurações que permitem a venda de produtos na internet, como pagamento, entrega e controle de estoque.

Mas será vantagem usá-lo para vender produtos na internet, assim como várias outras ferramentas? Irei apresentar alguns argumentos que acredito eu, serão suficientes para chegar à uma resposta conclusiva.

Outras ferramentas de E-commerce

 No mercado da internet, podemos encontrar dezenas de opções de ferramentas para a venda de produtos na internet, alguns gratuitos, outros pagos, alguns fáceis de editar, outros um tanto complicados. Estas formas de criar um site de loja virtual, normalmente exigem um certo nível de conhecimento, estes conhecimentos são utilizados desde a instalação até as configurações de pagamento, entrega e até na inserção de produtos. Podemos citar alguns sistemas que são utilizados para manter uma loja na internet:

  • Magento
  • Open Cart
  • OS E-commerce
  • Prestashop
  • ShopFy

 Entre outros, estes sistemas em si são gratuito, mas a maioria de suas funções são dadas em módulos, e quase todos são pagos, módulos de pagamento, de entrega, sliders, entre outros. Suas vantagens são a gama de configurações que eles apresentam que facilitam nos recursos da loja, são tantas opções de configurações que as vezes até nos perdemos em meio a elas, além de inúmeras possibilidade de extensões.

Em contrapartida exigem do seu administrador conhecimentos mais avançados para o caso de algo dar errado, algum módulo deixar de funcionar por conta de alguma configuração ou extensão, também exigem configurações de servidor pouco convencionais o que encarece o serviço de hospedagem. Outra coisa, que para usuários inexperientes acaba sendo uma desvantagem é o Layout e elementos visuais da loja, que é difícil a adaptação até para quem domina as linguagens de programação, pois cada sistema trabalha com seus códigos de forma diferente, o que nos leva a certamente comprar um tema adequado para a loja que queremos, e corremos o risco de aparecer no mercado, uma loja igual, mas isso não diminui a dificuldade de alterarmos este tema da forma que queremos, de qualquer forma são bons sistemas para lojas virtuais.

Loja Virtual com Web Acappella

Este recurso no Web Acappella, apesar de ser limitado na opções de configurações, nos fornece uma boa ferramenta para lojas pequenas que possuem poucos produtos e exigem menos de hospedagem e manutenção.

As configurações são simples, a forma de inserir novos produtos mais ainda. Podemos atribuir uma vantagem na loja diretamente no programa em si, Se trata da facilidade de edição de layout e elementos visuais, os site fica exatamente como você quer com o arrastar de algumas coisas como imagens por exemplo.

O módulo e-commerce do Web Acappella já vem com formas de pagamento instaladas, bastando apenas poucas configurações para que funcione, você pode receber de seus clientes através de cartões de crédito pelo pay pal e agora mais recentemente também pelo Pagseguro, que compõe a mais esperada novidade, o módulo de pagamento brasileiro que permite o recebimento em cartão de crédito e até mesmo oferecer parcelamentos aos seus cliente, apenas configurando duas linhas do módulo e-commerce do Web Acappella .

Este módulo, conta também com o gerenciamento de estoque que permite a você ter o controle da quantidade de produtos que você irá disponibilizar.

Por outro lado, esta ferramenta do programa não possui um cadastramento de seus clientes  o que irá, de certa forma, lesar o controle sobre as vendas, como rastreamento de pedido, até mesmo o andamento do mesmo, é uma comodidade que seu cliente irá perder, isso também traz uma vantagem por assim dizer por que não há necessidade de preocupação com a segurança com os dados de seus clientes, pois eles são passados diretamente ao site que irá intermediar a venda (pagseguro ou Paypal) e estes sites com avisam os seus clientes sobre o andamento da compra, se o pagamento foi ou não aprovado.

Como eu já disse, o módulo e-commerce do Web Acappella é limitado em muitas funções, como a parte de cliente que eu citei a cima e também de certa forma no gerenciamento dos produtos e relatórios de vendas, os outros sistemas de gerenciamento de loja virtual, contam com um relatório periódico de vendas, faturamento e taxação de impostos, o que não vemos no Web Acappella, e isso é ideal para lojas de médio e grande porte que possuem um alto número de vendas mensais.

Outra função pouco eficiente no módulo do programa é a taxa de entrega, por não funcionar igualmente como estamos acostumados, pelos meios que dispomos que é a agencia dos correios, acaba sendo pouco vantajoso, mas ainda assim há essas configurações que calculam esta taxa de entrega por dimensões e peso dos produtos, que são os caçulos usados pelos correios, só que no Web Acappella esses valores não são alcançados com precisão, mas podemos contornar esta situação dependendo do tipo de produto que será vendido, assim podemos taxar a entrega com um valor fixo de frete.

O Web Acappella não é uma ferramenta totalmente completa para este tipo de trabalhos, isso sugere que não seja aceitável usá-lo como uma loja virtual, mas diante de muitas vantagens em diria que é sim uma vantagem, sendo relativamente ligada à necessidade de seus negócios, eu recomendaria o uso das ferramentas do Web Acappella para a criação de lojas de pequeno porte  e que exigem uma atenção menor, acredito ser a melhor opção para isso, pois as opções de configurações deste módulo atendem perfeitamente este tipo de serviço.

E você o que acha do módulo e-commerce do Web Acappella?

Digite seu Email e inscreva-se!

Receba todas as novidades do site por email e fique por dentro de tudo que rola aqui.

About Rafael Marques

Fundador do Web Acappella Full. Há mais de 4 anos se dedicando à este e outros projetos na internet. Um cara antenado, que tem como hobby astronomia.

22 Comments

  1. Rafael Says: outubro 24, 2012 1:23 pm

    Boa tarde !

    Na minha opnião o que falta no modo e-comerce do nosso Webacappella , hoje na versão 4.3.25 já temos o modulo com pag seguro foi muito bom pois hoje no Brasil é um dos meios mais acessados , porem o que deixa a desejar e atrapalha em algumas questões na venda é que somente temos a possibilidade de calcular o frete por peso , exemplo se o peso é x o custo será x , porem muitas vezes entregamos para vários estados sendo que se despachar por sedex ou pac para outros estados o custo é diferente e hoje o sistema não faz isso.

    Responder este comentário
  2. Rafael Says: outubro 24, 2012 2:32 pm

    Rafael tem algum contato onde posso espor ideias para o Software do Webacappella tenho idéias de várias ferramentas que poderiam ter no sistema.

    Responder este comentário
  3. Says: outubro 24, 2012 3:23 pm

    Olá Rafael,

    Realmente o módulo e-commerce do WebAcappella ficou melhor com o PagSeguro, além de ser prático para a criação de lojas virtuais pequenas.
    O único problema que encontrei na criação do e-commerce, é que mesmo cadastrando a quantidade exata do produto, na hora da venda não está baixando do estoque e continua em aberto para outras pessoas comprarem. Ou seja, se tiver um único produto no estoque e duas pessoas resolverem comprar este mesmo produto, você terá um grande problema, já que ele não baixou o estoque na hora da venda.

    Parabéns pelo seu site, pois ele ajuda muitos desenvolvedores do Web Acappella!! :)

    Responder este comentário
    • Rafael Marques Says: outubro 24, 2012 11:48 pm

      Olá Gê, primeiramente obrigado pelo comentário. tal vez este problema esteja relacionado ao fato do programa estar conectado ou não à uma base de dados. Vá nos parâmetros de publicação, na aba Base de Dados e informe os dados necessários para uma conexão. Creio que resolva.

      Responder este comentário
  4. Giovani Says: outubro 24, 2012 5:31 pm

    Poxa parabéns Rafael, este artigo veio em boa hora, pra mim o modulo ecomerce ficou bom com as melhorias, mas o sistema de frete é que esta complicado. Se alguém souber um modo de contornar este problema do frete, e puder fazer um tutorial será muito bem vindo a toda comunidade.

    Aguardo um salvador e parabéns pelo Blog!!!!

    Responder este comentário
    • Rafael Marques Says: outubro 24, 2012 11:51 pm

      Olá Giovani, Obrigado pelo comentário, que bom que o artigo te ajudou.
      Bom, uma solução para este caso, infelizmente temos que esperar dos desenvolvedores do programa, acredito que depois de uma boa leva de e-mails, eles resolvam modificar, assim como fizeram com os meios de pagamento. Primeiro aceitar R$ no paypal, depois adicionar o Pagseguro.

      Isso tudo foi graças a nós todos que tetamos contribuir.

      Responder este comentário
  5. Gabriel Martins Says: outubro 24, 2012 6:07 pm

    Olá,
    Concordo com você Rafael, realmente o ecommerce do WA tem vantagens que outros não tem, porém tem diversas desvantagens que as outras opções de criação de uma loja ecommerce não tem, como a falta do registro/login do usuário, calculo do frete integrado pelos correios, acompanhamento da compra e muitas outras coisas. O ecommerce do WA, cá entre nós, está muito longe de ser usado para uma loja virtual profissional. Por enquanto, acho mais vantajoso pagar módulos em outras plataformas e ter um resultado eficiente, do que apenas arrastar e soltar imagens no WA e ter somente gráficos, igual os templates de lojas q são oferecidos, com opção de login e tudo mais, muito bonitos, mas funcionalidade q é bom…
    Enfim, acho q o WA é mesmo para apresentações de marcas, produtos etc, o ecommerce ta engatinhando ainda, mas esperamos todos chegar logo ao nivel profissional…

    Responder este comentário
    • Rafael Marques Says: outubro 24, 2012 11:54 pm

      Olá Gabriel, Obrigado pelo comentário.

      Concordo com sua concordância. rs. Como eu disse, o e-commerce do Web Acappella não dá e não deve ser usado por uma loja que possua grande demanda. Infelizmente, acredito que as mudanças necessárias serão tardias, isso se houver.

      Responder este comentário
  6. Rafael Says: outubro 24, 2012 10:55 pm

    Sabe uma outra ferramenta que faz falta e que poderia ter no wa e um botão tipo que colocasse área restrita login e senha e onde pudéssemos informar quais páginas seriam restritas e só liberadas para quem se logase e um Local onde cadastrariamos os usuários e suas senhas depois que publicamos criasse já o Banco a página php os usuários e suas

    Responder este comentário
  7. adilson martins Says: outubro 25, 2012 8:10 am

    bom dia a todos

    olha voces que estão com poblema de valores de frente tem meia solução para voce
    voce pode colcoar o calculador de frente para saber o valor do envio mais tera que deijar uma messagem em cada produto para o cliente que o valor do frente sera cobrando junto com o valor do produto mais pelo menos o valor do frente é calculado exato o link é esse aqui

    ele te da codigo html para ser acrescentado no web cappella

    http://frete-facil.com/

    att
    gyn net informatica

    Responder este comentário
  8. Rafael Says: outubro 25, 2012 5:52 pm

    Boa tarde a todos !

    Vi que já saiu web acappella 4.3.32 alguem já tem está versão e sabe se possui alguma novidade e qual seria?

    Responder este comentário
  9. Ivan Says: outubro 29, 2012 3:27 pm

    Uso o Acappella 2.3 ainda, uso o e-commerce por ele, mais os pagamentos só em deposito, mesmo assim, eu acho muito boa essa ferramenta, em breve pretendo comprar a licença do Web Acappella 4, ai sim, vou ter mais opções de pagamento, quando eu construir outras lonjas Online.

    Responder este comentário
  10. Paulo Says: novembro 6, 2012 7:51 am

    *Acima vc disse que o site oficial webacappella não da atenção pra gente e não penso assim. Sempre que mando um email pro site deles eles me respondem. Vi num post aqui que vc tem parceria com eles. É verdade? Abs e legal o blog

    Responder este comentário
  11. Rodrigo Says: maio 9, 2013 3:30 pm

    No caso de venda de produtos virtuais tais como websites, Scripts e ou Software já prefiro usar o sistema em PhP de entrega automática pagseguro (Piloto Automático) pois é bem simples e facíl de inserir seus produtos nos sites feitos com o web acappella …

    Abraços…

    Responder este comentário
  12. marcilio Says: junho 17, 2013 2:25 pm

    como faço para o site bloquear a venda online quando o estoque acabar? nao sei como … o web cappella 4 é o que eu uso… me ajuda galera

    Responder este comentário
  13. Flávio Says: julho 12, 2013 9:04 am

    Bom dia pessoal,

    Estou com uma dúvida aqui e para não ficar comprando para testar prefiro ver se sabem…

    Criei a página do cliente, nela adicionei os produtos pelo web acappella na forma tradicional de e-commerce e habilitei o “gestão de estoque”.

    A pergunta é; “Se eu atualizar a página, inserindo um novo item ou alterando o preço de um outro, qual será a quantidade dos demais produtos?
    A que digitei ao cadastrá-los(ex: 50) ou a que esta atual no servidor (Ex: 42) após os clientes terem comprado pela internet?

    Grato pela ajuda!

    Responder este comentário
  14. Aldrin Says: julho 28, 2013 2:58 pm

    Bem, montei o meu site, porém restou uma duvida, no gerenciamento do ecommerce eu coloquei o meu email, mas como eu vejo o que a pessoa comprou e pagou? Como eu faço para receber a descrição do que a pessoa comprou? Eu uso o modulo do ecommerce e o pagseguro.

    Responder este comentário
  15. Bruno Says: setembro 13, 2013 11:59 am

    Agora o que funcionava foi trocado pelo Prestashop que não funciona… Não entendi porque fizeram essa burrice… Agora a única opção de ecomerce é com o Prestashop e eu tive que voltar para a versão anterior devido a minha loja não funcionar mais ….

    Responder este comentário
  16. Ettore Says: agosto 7, 2014 4:18 pm

    Oi Rafael ,
    a tempo vejo o teus post e realmente tem me ajudado muito , achei uno script que me ajudou a configurar o meu webacapella com o sistema de pagamento do moip mais você sabe me dizer se tem alguma forma para integrar script para o correio ???

    Responder este comentário

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

  • Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest
BAIXE AGORA 8 TEMPLATES PREMIUM PARA WEB ACAPPELLA GRATUITAMENTE