Seguindo os conceitos de design que tenho apresentado por aqui, vamos analisar uma maneira mais eficiente de criar um site para fotógrafos.

Estou pegando um exemplo específico para ilustrar uma situação, mas o conceito pode muito bem ser empregado em outros tipos de sites.

No fim do artigo, irei colocar para download um Template que fiz para exemplificar o artigo, você pode usar como base para um projeto seu, modificar da forma que desejar.

Junto, seguirá os arquivos do Template, um slide bem bacana. Irei também analisar como ele foi pensado para atrair a atenção do visitante, quanto as cores, os botões.

É um Template muito simples, com poucas páginas, mas expressa bem a minha ideia final do que quero passar para você.

OBJETIVO DE UM SITE PARA FOTÓGRAFOS

fashion-person-woman-taking-photo-large

Independente se o site para uma agência de fotografia, ou para um fotógrafo profissional, o objetivo do site é o mesmo: Servir como uma peça publicitária para exibir o seu trabalho, em forma de um portfólio e angariar clientes.

Fica muito mais simples, se você tem este objetivo em mente, fica mais simples também para o visitante do site, ter acesso à sua proposta e acima de tudo, ter como entrar em contato para informações adicionais.

ANÁLISE DO TEMPLATE

home

No restante do artigo, irei analisar o Template, como se fosse um site de uma agência de fotógrafo. Fique antento Ás dicas que estão na análise de cada elemento do site.

>> Você pode clicar aqui e acessar o Template, assim você pode acompanhar o post navegando pelo template.

Página inicial

É provavelmente a página do site mais visitada e será um cartão de visita para o restante do site. No caso do Template utilizando, iremos imaginar que seja uma agência de fotografia e filmagens de diversos eventos e ocasiões.

À começar pelo logo centralizado, e o menu logo abaixo, ilustrado com pequenos ícones que ajuda na composição visual.

 

O Logo é claro de se ver e traz a marca da empresa em destaque e a navegação através do menu é simples com objetivos bem definidos.

menuelogo

Lembra do que eu disse no último artigo? Sobre menos ser mais. Este é um exemplo. Deixei como opção para o visitante, apenas 3 opções baseado no objetivo dele dentro do site: Acessar o site, navegar pelos trabalhos já realizados pela empresa e entrar em contato.

Isto é o suficiente para uma navegação mais objetiva e eficiente.

Texto

Simples, abjetivo e já explica parte dos trabalhos realizados pela empresa. Uma frase de efeito em destaque, ajuda a elucidar as vantagens daquela empresa.

Tirar uma fotografia, seria como eternizar um momento importante da sua vida. Relembrar estes momentos é muito melhor, quando se têm registros e a empresa está disposta à ajudar e fazer parte destes momentos.

Isto também sugere uma aproximação pessoal, o que vem acontecendo mais e mais entre empresas e clientes. Uma simples frase tem muito o que dizer e desperta este sentimento nas pessoas.

Deixar esta frase principal em destaque é muito importante, pois você já diz, logo de cara, o que a empresa faz e como ela pretende fazer.

Slide e Call To Action

O slide pode ser composto com imagens ilustrativas do serviço que a empresa presta (Que é o caso do Template) e também fotos de trabalhos já realizados, como se fosse um mini portfólio já na primeira página do site.

É interessante e também deixa mais bonito o site. Abaixo terá um vídeo de como implementar este slide no Web Acappella. É muito simples e os arquivos deste slide também acompanharão o pacote.

calltoaction

Call to action, traduzindo, seria: Chamada para ação. É um botão que chama o visitante para praticar alguma ação no site, esta chamada é mais destacada e com objetivo claro.

No caso do Horizon, são dois botões bem simples, que combinam visualmente com o site, dando a opção do visitante analisar o portfólio da empresa e se ela já conhece os trabalhos e a empresa, mas deseja apenas entrar em contato, existe uma chamada para tal também.

É muito importante que se tenha este recurso, em função da objetividade. Duas opções simples que visam o objetivo do projeto com um todo, como expliquei no início do artigo.

Depoimento de clientes

depoimentos

Você pode até falar do que sua empresa é capaz, como você irá atender seus clientes, mas é mais eficiente que alguém fale bem da sua empresa ou produto para os visitantes do site.

Isto se chama prova social. É importante que se tenha estas informações do site, pois gera mais confiança em quem está pensando em te contratar.

Recolha depoimentos de clientes que você já atendeu e use na página inicial do seu site.

Portfólio

portfolio

Certamente você sabe pra que serve. Organizar os trabalhos realizados pela empresa é muito importante, mostrar para potenciais clientes, mais ainda.

Não precisa de nada muito espalhafatoso. Coloquei no Horizon, de uma maneira mais simples, mostrando fotos que esta empresa fictícia tirou de seus clientes fictícios.

Serve para mostrar a qualidade do trabalho e do que o a empresa é capaz. Passa confiabilidade, por isto é muito importante.

Portfólio gerenciável

O que eu usei no Template, são recursos do próprio Web Acappella, fica legal, mas é complicado de atualizar sempre que é preciso.

Se você é fotógrafo ou tem clientes que precise atualizar estas fotos frequentemente, você pode usar o WA Manager. Assim você cria uma senha no painel para o seu cliente, e ele mesmo pode adicionar e excluir as fotos do site, assim como vídeos.

>>É uma funcionalidade muito interessante e você pode saber mais clicando aqui.

O WA Manager também tem outra ferramenta que é super interessante, feita especialmente para fotógrafos. Funciona assim:

O fotógrafo contratado, tira as fotos de um casamente por exemplo e ele quer que o cliente dele, escolha as melhores fotos que serão impressas ou revelada (Acho que não se usa mais este termo ultimamente), mas em fim.

Em vez do cliente se dirigir até a agência para avaliar as fotos e escolher as melhores, o fotógrafo cria um álbum neste painel, coloca todas as fotos lá e  cria um senha e um usuário para o cliente poder acessar o painel e selecionar as fotos que serão impressas.

Assim não existirá certos problemas, como fotos que eram para se impressas e não foram e também fotos que não eram e foram impressas.

>>Você pode saber mais sobre este plugin para WA Manager clicando aqui.

Página de Contato

contato

Você sabe que todo site precisar, mas sabe o que é preciso ter na página? Creio que sim também.

No Template, coloquei informações básicas necessárias, mais poderia ter as opções de redes sociais também que viria a ser interessante.

Formulário de contato, telefones e mapa. Já é necessário para o cliente te achar para fazer as perguntas pertinente à contratação do serviço. E é a página que queremos que o visitante acesse, então, se as informações estiver clara ele tomará uma ação de te ligar, ou mandar o um e-mail.

Mas tudo depende do restante do site. Se foi fácil pra chegar nesta página, se as outras página levam o visitante à página de contato.

Tudo é relacionado com o design, com a forma que as informações são compostas e como você usou os espaços, os textos e as imagens para convencer o visitante, que ele precisa ser seu cliente, para que VOCÊ, eternize os momentos, tal vez, mais felizes da vida dele.

Concluindo a análise

Este Template serviu para exemplificar e ilustrar o que venho tentando passar aqui no Web Acappella Full, que é importante você se preocupar com detalhes e com o design de um site, saber usar o Web Acappella é só o início, é a ponta do Iceberg e que o que realmente importa está muito além disto.

Um site bem construído, com design impecável, trata-se de marketing, de como organizar informações e convencer um visitante, por que você é o melhor e pode resolver o problema dele.

A gente viu que com simplicidade e um pouco de bom gosto, é possível criar um site bonito, objetivo e que leve o visitante onde ele quer, com as informações corretas. Vimos que é importante:

  •  Trabalhar bem o design do site
  •  Destacar a marca
  •  Objetividade com o menu, poucas opções traz melhores resultados
  •  O slide, ilustrando o serviço prestado pela empresa
  •  Chamadas para a ação bem destacadas.
  •  Texto objetivo e menos volumoso. Pouco texto e com as informações necessárias
  •  Prova Social. Depoimento de clientes, falando bem e com sinceridade sobre os serviços do fotógrafo ou da empresa
  •  Portfólio com o melhores trabalhos realizados pelo fotógrafo ou empresa
  •  Página de contato com vários canais

Como eu disse no início do artigo, que quis pegar este exemplo de fotógrafo para ser mais compreensível e que estas dicas podem ser usadas em qualquer tipo de site que você venha à desenvolver.

 

Download e configuração do Template

Como você foi um bom menino e leu todo o conteúdo do artigo e não apenas rolou a página até aqui para apenas baixar o Template e fez todo o dever de casa, você vai ganhar o link deste Template que fiz para ilustrar o artigo.

>>Clique aqui para Baixar o Template

Instalação

Esta instalação é meio que padrão para todos os Templates. Depois de baixar, você vai receber um arquivo com o nome Template Horizon, descompacte-o. Depois abra o Web Acappella, crie um projeto com um Template em branco, vá no menu Arquivo, no canto superior da tela, clique em restaurar um site a partir de um arquivo, selecione o arquivo horizon.zip e clique em abrir. Pronto!

Slide

Resolvi fazer um vídeo para mostrar como é feita a instalação e configuração deste slide. É muito simples de ser feito, mas se caso gerar dúvida comente abaixo.

 

Gostou?

Espero mesmo que tenha tenha resultados aplicando estas dicas do artigo e aprecie o Template que separei para você.

Repito, se houver qualquer dúvida, peço que comente abaixo, será um prazer te ouvir!