A esta altura você já deve saber o que um site responsivo, mas não custa nada explicar.

Basicamente é um site que você pode acessar e ter uma boa visibilidade em qualquer dispositivo, seja móvel ou não. Mas tem uma sutil diferença de sites feitos especialmente para serem acessados por dispositivos móveis (versão mobile), a versão mobile é um site a parte, então tudo que é feito no site principal, deve ser refeito na versão mobile.

Um site responsivo é um site só, mas ele simplesmente se adapta ao tamanho de tela que você está acessando naquele momento.

Ele ajusta os seus elementos para que fiquem bem ordenados de forma a facilitar a leitura em qualquer dispositivo, não sendo necessário você criar uma versão própria para mobile, economizando um bom tempo, até mesmo na hora de acessar o site

Agora que você já sabe o que é um site responsivo, vai querer saber os motivos além do já mencionado, para ter um site com esta tecnologia.

INDEXAÇÃO DO GOOGLE

Há um tempo atrás o Google anunciou uma atualização no seu algorítimo de busca, visando verificar os sites que são acessíveis através de dispositivos móveis, pois cerca de 62% das buscas feitas o Google, provinham desses dispositivos que seriam tables e smartphones.

Por esta determinação, acabou que sites que não cumpriam esta exigência foram rebaixados nos resultados de pesquisa, sendo prejudicado pelo fato de a maioria dos sites terem sua maior parcela de visitas, vindas de resultados orgânicos de busca (Não pago).

Então, hoje é imprescindível ter um site com a tecnologia responsiva.

UMA MELHOR EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

 

Segundo uma divisão do Google especializada em tecnologias móveis, se o acesso de um usuário ao seu site for uma experiência ruim, como ele ter que ficar dando zoo para conseguir ler alguma coisa, por exemplo, as chances dele deixar o site antes mesmo de ver o que ele está procurando está ali, ultrapassam os 60%.

Ou seja, a taxa de rejeição (Quando um visitante sai pela mesma página que entrou), cresce assustadoramente, pelo simples fato de seu site não ser amigável à tela que ele está acessando.

MAIS FLUIDES E VELOCIDADE NO CARREGAMENTO DO SITE

Como eu disse anteriormente, um site responsivo não precisa ser redirecionado para uma versão mobile, pois o próprio layout se adapta de forma instantânea, evitando assim mais um carregamento.

Se a página de um site demora muito para ser carregada, a probabilidade que usuário deixe o site é muito grande.

Você pode testar a velocidade de carregamento do seu site clicando aqui.

PENSANDO NO FUTURO

A vantagem deste tipo de layout é que ele é baseado no tamanho da tela que está seno acessado e não no dispositivo em si.

Com cada vez mais tipos de dispositivos que acessam a internet, não ficaria surpreso se uma geladeira viesse com uma tela capaz de acessar internet, a pesar de questionar a utilidade disto.

Mas de qualquer forma o seu site estaria mais que preparada para ser acessado em qual quer aparelho, mesmo que inusitados.

Espero que tenha entendido a importância desta tecnologia e que possa utilizar em seus projeto.