Neste 23 de dezembro, foi liberado a primeira versão Beta do Web Acappella Responsivo. Uma versão que promete gerar sites também para dispositivos móveis.

Infelizmente não é autorizado a divulgação do link do download, eu mesmo sei disto, pois já tive problemas com a versão 4 do programa, portanto irei deixar neste post, o que eu vi até agora, o que é esperado e minha singela opinião do que eu pude testar.

download

O que mudou?

Código

telaprincipal

Um item que acredito ser o mais importante é o código gerado pela versão anterior e esta nova versão vem com um código muito mais limpo e organizado, antes era uma verdadeira bagunça, o que atrapalhava em muitos aspectos, principalmente a integração com plugins.

Ainda não testei a integração com elementos externos, por que acredito ser cedo para tal, mas pude ver uma melhor organização e códigos mais limpos na versão responsiva.

Edição de página

Este é um ponto crítico. Primeiramente, por que, para que o site suportasse a reponsividade, isto teria que mudar, de uma forma ou outra, e a melhor forma para isto, era o site trabalhar em Grids, um sistema de divisão do espaço na página que aloca o conteúdo da mesma.

Este é o principal sistema usado por diversos editores de sites como o Adobe Muse e por FrameWorks como o Bootstrap, que aliás é a base de toda organização do Web Acappella quando se diz respeito à linguagem CSS3, que torna um site responsivo possível.

A organização em Grids  é dividida em 12 colunas, sendo que é possível inserir o elemento ocupando a quantidade de colunas que você desejar, assim você pode inserir vários elementos numa mesma linha.

Este sistema tem a vantagem de deixar o site mais simétrico, organizado e mais fácil de ser editado, mas em contrapartida, a essência do Web Acappella é perdida.

telaprincipal

O Web Acappella é anunciado como um editor de sites arrasta e solta, que te dá a liberdade de posicionar os elementos, redimensionar e usar estruturas diferentes numa mesma página. Mas como nem tudo são flores neste mundo, para se adaptar às novas exigências do mercado, todo este esquema teve de ser mudado.

Mas não se precipite quanto à isto, não é tão difícil assim, mas temos que nos adaptar novamente à forma de criação do novo Web Acappella.

Mudanças pontuais de funcionalidades

O que eu posso citar aqui é algumas mudanças pontuais com relação à funcionalidades, pois a grande e principal mudança no programa eu citei acima.

  • Menus – Agora é possível adicionar um menu à página, o que antes era através dos botões ou menu dinâmico. A gestão ficou mais interessante e tem a opção de submenus já incluído, além de você podere deixá-lo fixo no todo da página.
  • Âncora – Esta função agora conta com uma rolagem suave, quando clicamos em um menu ou item que tem um link para uma âncora posicionada no site, ela rola suavemente até o local da âncora.
  • Responsivo – Você pode também, ajustar cada elemento para cada tipo de dispositivo que ele deverá aparecer, assim como ocultá-lo em qualquer dispositivo, por exemplo, se você não quiser que o slide não apareça em tablets, basta marcar que ele não irá aparecer.
  • Pré-visualização – Você a opção de visualizar o site em diferentes dispositivos, a fim de executar eventuais ajustes e evitar que o site fique desconfigurado no smartphone por exemplo.
  • Linhas – Para inserir um elemento novo, você, necessariamente precisa inserir uma linha e depois inserir um elemento, como texto ou imagem, dentro desta linha
  • Espaços – Você pode inserir espaços vazios entre as linhas e entre os elementos nas colunas.

O que ainda falta?

Há, bastante coisa. Eu ainda não sei se eles têm isto tudo pronto e liberaram apenas algumas funções para evitarmos que ficássemos com uma versão completa ou ainda estão por desenvolver alguns aspectos que faltam e que são essenciais para o programa funcionar.

  • Botões
  • Redimensionar imagens
  • Editar e posicionar o fundo das páginas em caso de imagens
  • Poder tirar o fundo de alguns elementos, como do menu
  • Poder posicionar o menu dentro da linha
  • Voltar com as matrizes, que poupavam um grande trabalho

Resumindo

As mudanças são promissoras, a tecnologia é válida e as possibilidade são muitas, mas tem muito pela frente, um caminho longo que pode ser dolorido, pois temos que reaprender praticamente tudo.

Considero uma excelente iniciativa e espero mesmo que tudo que falta no Web Acappella Responsivo, possa ser inserido nas novas publicações.

>>Clique aqui para ver uma página que eu fiz com A versão BETA do Web Acappella Responsivo